top of page

ABACATE

  • Foto do escritor: Audrey Braga
    Audrey Braga
  • 10 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

O Abacate é rico em folato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B, além de fitonutrientes como glutatoína e sitosterol, É rico em ácido oléico, linoléico e palmítico.

E com todo esse arsenal ele diminui o colesterol total, LDL, VLDL, triglicérides e aumenta o HDL (colesterol bom). Reduzindo significativamente doença cardiovasculares. Tem agentes anticancerígenos, controla o diabetes, age contra a constipação intestinal e perturbações digestivas, melhora o funcionamento da vesícula biliar, é balsâmico ajudando normalizar distúrbios na menstruação, e mais é antiinflamatório, auxilia na desintoxicação do fígado.

O chá de suas folhas ou o pó do seu caroço torrado e moído acabam rapidamente com diarréia. O uso do caroço triturado e tostado, em forma de chá, elimina a tênia e outros vermes intestinais.

Mas o mais surpreendente, apesar de ter passado décadas com a fama de engordar, os novos estudos revelam que ele ajuda no emagrecimento, reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”,

Consumida na hora de dormir (ceia), a fruta promove outro efeito: “Nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção à noite.”

O que isso tem a ver com a cintura sequinha? No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia o abacate deve ser usado em uma dieta equilibrada. Não adianta substituir as refeições por porções da fruta.

Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo, podem ser verificados depois de dois ou três meses de consumo diário, mas um alerta: como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia, 110gr contém 200kcal. Dica de consumo:

Use em saladas, ou adicione uma colher de mel. O ideal seria manter como lanche e o que é importante no alimento funcional é a continuidade, não adianta usar esporadicamente, tem que usar diariamente

Comments


bottom of page