Como anda o PH do seu organismo?
- Audrey Braga
- 15 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Nosso organismo está sempre buscando o equilíbrio químico, para atingir seus processos metabólicos de forma ideal.
Fomos projetados para ser alcalinos. O pH da maioria das nossas células e fluidos como, por exemplo, o sangue tem um valor ligeiramente alcalino de 7,3. Assim como o nosso corpo tem mecanismos para regular a temperatura, de forma que se mantenha num valor determinado, ele faz o mesmo para tentar manter o valor de alcalinidade do sangue em torno do pH 7,3. Entendemos que PH é a medida que define se um elemento ou composto é ácido ou básico (alcalino). O problema surge quando as fontes de acidez do organismo, ultrapassam a nossa capacidade de manter o pH num valor saudável.Nos processos metabólicos celulares, estas, produzem ácidos que são, constantemente, eliminados para o espaço entre as células, nos tecidos. Daqui passam para a corrente sanguínea que, rapidamente, os expulsa do organismo, essencialmente, através da urina.Se a quantidade de ácido produzido se torna demasiado elevada, colocando em risco a manutenção do valor de pH sanguíneo, o organismo ativa os seus mecanismos de compensação. O mais eficiente deles é “ir buscar” o cálcio aos ossos. “O cálcio tem a capacidade de alcalinizar o sangue.”Estas reservas de minerais alcalinos são facilmente consumidas devido ao nosso estilo de vida ocidental, ou seja, a maioria de nós ingere alimentos e bebidas que contém ácidos fortíssimos. Estes ácidos manifestam-se na nossa dieta através dos refrigerantes e bebidas gaseificadas, alimentos feitos com farinha branca, batatas fritas, bolos, açúcar, biscoitos, refeições feitas no microondas, cafeína, leites e derivados, alimentos ricos em gordura saturada, tabaco, bebidas alcoólicas, lácteas, natas, etc… Em contra partida alimentos ricos em minerais alcalinos (magnésio, potássio, cálcio e sódio) como: óleo de peixe, chá verde, grãos integrais, vegetais e amêndoas, inhame, lentilha, melão, brócolis, repolho, maçã, mamão, frutas cítricas e secas, folhas verdes, legumes, raízes, azeite de oliva, milho verde, abobrinha, quiabo e chuchu cru e de bebidas saudáveis, tendem equilibrar o sistema ácido básico do organismo
Organismo acidificado é um organismo em sofrimento:Um organismo acidificado é obrigado a um constante esforço adicional para manter estável o seu pH sanguíneo. As células tem dificuldade em desempenhar as suas funções e nos tecidos não há uma drenagem eficiente. Sintomas de um organismo cronicamente acidificado:· baixo desempenho físico e mental. · falta de energia· Fadiga· baixa resistência muscular,· dificuldade de adaptação ao stress· aumento de peso,· as dores musculares e articulares,· a osteoporose,· stress oxidativo,· doenças degenerativas e oncológicas· Envelhecimento precoce Uma dieta com pH equilibrado, otimiza o metabolismo aumentando a capacidade do organismo na eliminação de toxinas, além de diminuir a retenção de líquidos, consequentemente contribuindo com o processo de emagrecimento. É necessário que haja equilíbrio na ingestão de alimentos ácidos e alcalinos, mas também na quantidade de alimento consumido. veja a seguir uma tabela ilustrativa que aponta a acidez e alcalinidade dos alimentos:

O mais importante, é ter bom senso nas escolhas alimentares, e procure um nutricionista só ele poderá indicar uma alimentação balanceada , respeitando suas condições orgânicas, lembre se cada organismo é único!!!
Comments