VITAMINA D: sua grande importância em nossa saúde
- Audrey Braga
- 1 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Importante vitamina lipossolúvel que também é um pró-hormônio, importante para o equilíbrio do cálcio, do fósforo e outros nutrientes na formação e manutenção da saúde óssea. Mas também é uma vitamina imuno-moduladora porque dá suporte para o funcionamento do sistema imunológico. Então, é claro que ela é super importante para a recuperação de estruturas que são submetidas a danos e processos inflamatórios, como o músculo esquelético quando é submetido ao exercício físico.
A vitamina D é sintetizada endogenamente a partir do sol pela pele que será convertida em formas biologicamente ativas no fígado e nos rins. Mas também pode ser obtida por meio de forma exógena através de óleos, ovos, leite e derivados ou suplementos alimentares.
Infelizmente a deficiência de vitamina D é muito comum atualmente e tem se tornado preocupante. O fato de termos pouca exposição solar, faz com que apresentemos os sintomas da sua deficiência. O ideal seria uma exposição ao sol de cerca de 5 a 30 minutos pelo menos duas vezes por semana e sem proteção solar nesse momento, no horário entre 10 da manhã e 15 horas.
A vitamina D é considerada um hormônio e por isso sua deficiência pode causar alguns problemas. Uma das suas importantes funções é a manutenção óssea. A vitamina D está totalmente relacionada com uma melhor absorção do cálcio e consequente fixação dele no osso, prevenindo e tratando a osteopenia e a osteoporose. Ela também é essencial para aquelas pessoas que praticam atividade física, pois auxilia na função muscular. Ela tem forte relação com sistema imune melhorando a defesa do organismo. Pessoas debilitadas, com doenças auto-imunes e que apresentam infecções frequentes e sempre se encontram doentes se beneficiam de uma suplementação de vitamina D. Ela é fundamental para indivíduos diabéticos ou pré-diabéticos, pois tem grande relação com a secreção de insulina – que é o hormônio responsável pela entrada de glicose nas células fazendo com que seus níveis sanguíneos diminuam. A vitamina D ainda tem ação benéfica no tratamento da fibromialgia. E é fundamental para os idosos, pois eles apresentam uma síntese diminuída de vitamina D.
Além desses benefícios, a vitamina D tem grande relação com a perda de peso e tratamento da obesidade. É considerada um nutriente antiinflamatório e hoje já sabemos que a obesidade é uma doença inflamatória. Portanto, ter bons níveis de vitamina D significa menor índice de inflamação.
Veja Alguns sintomas que podem estar relacionados com a Hipovitaminose D:
Ficar frequentemente doente
Cansaço e fraqueza
Dor nas costas e ou nos ossos
Depressão ou Ansiedade patológica
Dificuldades de Cicatrização
Perda Óssea
Perda de cabelo
Dor Muscular
Caso esteja em níveis muito baixos somente uma boa suplementação irá reverter!
Comments