Alimentos Termogênicos no emagrecimento
- Audrey Braga
- 24 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

Para falarmos sobre Termogênicos, vamos entender um pouquinho sobre o Metabolismo:
Metabolismo designa toda reação bioquímica que acontece no interior das nossas células . Essas reações podem estar relacionadas com a produção de compostos orgânicos ou sua quebra para fabricar ATP (energia) e são todas coordenadas por enzimas. Ele é fundamental para a manutenção de todas as atividades do nosso organismo. Para mantermos o balanço energético equilibrado, precisa existir um equilíbrio entre o consumo calórico através dos alimentos e o gasto energético diário, mantendo o peso. O efeito térmico dos alimentos é o gasto energético para metabolizar e armazenar estes alimentos, e aqueles considerados termogênicos naturais são os principais auxiliares do homem na busca da estabilidade de seu peso e, consequentemente, manutenção de sua saúde.Os alimentos termogenicos, estimulam a produção de energia do organismo, aumentando o seu metabolismo que por consequência aumenta o gasto calórico, o que tende a deslocar a gordura excessiva ( aquela gordura armazenada) para gerar energia.
São várias as vantagens em consumi-los, dentre elas a redução de apetite, definição da massa muscular, ganho de mais energia para a realização de atividades, além do próprio favorecimento ao metabolismo como um todo
Nosso corpo é muito inteligente e cada vez que, através da alimentação, oferecemos a ele mais energia do que ele realmente necessita, o excedente ele estoca, guarda em forma de gordura. Sábio, ele tem um estoque para as horas em que, necessitando de reforço alimentar e ele não vindo, buscar a energia que guardou quando da cota superior anteriormente recebida.
Precisamos, então, para o equilíbrio energético de corpo, queimar esta gordura, acabar com este estoque. Estes são os caminhos: a prática de exercícios físicos, consumir alimentos que o obriguem a maior esforço para metabolizá-los ou consumir alimentos que elevem a produção de calor no corpo humano. Esta última é a função dos termogênicos naturais.
Alguns alimentos termogenicos que podem nos auxiliar na redução de peso!

Pimenta vermelha: é um tipo específico de pimenta que é rica em capsaicina, uma substância que favorece o aumento da quebra de gorduras nos tecidos adiposos.
Ela pode aumentar em até 20% as atividades metabólicas se for ingerida em uma quantidade de 3 gramas ao dia, pode ser acrescentada na maioria dos alimentos e principalmente nos pratos quentes como tempero
Chá Verde: favorece na utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico.

Mas para que esse efeito aconteça é aconselhável 5 xícaras de chá por dia por pelo menos 3 meses.
Canela: é rica cálcio mineral, que é uma substância importante no emagrecimento.
Ela pode ser polvilhada por cima de frutas, uma colher de chá rasa por cima da banana, por exemplo, é delicioso.
Ela também contribui com o emagrecimento e torna a comida mais gostosa pelo seu sabor típico e cheiro único.

Gengibre: É uma raiz que pode aumentar o seu gasto calórico em mais de 10%.
Ele pode ser consumido de diversas formas, cru, marinado para temperar carnes, aves ou peixes, e também é excelente acompanhamento em molhos de tomate, sopas de legumes e chás e sucos
A quantidade mínima indicada por dia são 2 fatias pequenas.

Chá de Hibisco: aumenta a temperatura corporal na digestão e com isso acelera o metabolismo.
Para que o chá faça efeito o ideal é consumir pelo menos 1 litro por dia, e sem açúcar é claro.

Omega 3: Os alimentos ricos em ômega 3 são os peixes de água gelada (salmão e atum) e as oleaginosas, aumentam o metabolismo, além de auxiliar na retenção de líquidos e na comunicação entre as células.

MLXLS
Café: é fonte natural de cafeína, essa substância é estimuladora da termogênese, assim disponibilizando mais gorduras para serem queimadas.
Ela é um alimento que auxilia no controle do peso, pois acelera a queima calórica, além de regular o intestino.
Também aumenta a defesa orgânica o leva a redução do ritmo do envelhecimento celular.

Cacau: Alimento rico em polifenóis e cafeína, o que torna o cacau com características antioxidantes e estimulantes. Se for consumir como chocolate prefira os que contenham mais de 70% cacau.

Vinagre de Maçã: Esse alimento é composto de pectina que é uma fibra solúvel, facilitadora da digestão das gorduras e proteínas, além de auxiliar na regulagem da absorção dos açúcares e ainda na diminuição da sensação de fome.

Óleo de coco: é rico em ácidos graxos de cadeia média e quando consumidos inibem a deposição de gorduras, pois aumentam a termogênese
Esses alimentos devem ser incluídos na alimentação diaria, e podemos fazer isso de varias formas!
Comentários