Friozinho está chegando! 8 dicas para não engordar no inverno.
- Audrey Braga
- 17 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

Enfim o frio está chegando!!... e as pessoas tendem a procurar alimentos mais calóricos como massas, queijos, molhos gordurosos, bebidas alcoólicas e quentes etc...Além disso, pela baixa exposição do corpo as pessoas se preocupam menos em manter a forma e consequentemente podem perder a saúde.
Porém, no inverno é a estação ideal para perder peso, isso porque para o corpo manter-se quentinho, o organismo precisa aumentar seu gasto energético, daí as vontades que surgem de saborear massas, sopas, foundue entre outros alimentos mais calóricos.
Além do que é nesta época que aumentam a incidência de infartos. Decorrentes, em grande parte, da lesão isquêmica, devido a redução de oxigênio. Com o clima frio e consequente diminuição da temperatura corporal, ocorre constrição dos vasos ( aumento de pressão arterial) do organismo acarretando redução na oferta de oxigênio.
Podemos driblar essa “necessidade” orgânica seguindo algumas dicas, sem perder a saúde e proteção orgânica!
Sopas são ideais, pois podem ser feitas com uma diversidade de legumes e verduras de baixa caloria e com muitas vitaminas e minerais. Cuidado com acompanhamentos como pães e queijo.( Evite misturar alguns alimentos na mesma sopa como: arroz, mandioca, batata doce e macarrão)
Abuse das frutas cítricas do inverno como morango, laranja, acerola, abacaxi, limão todas são ricas em Vitamina C e ajudam na imunidade.
Use o azeite de oliva nas refeições. O azeite de oliva é um alimento funcional que ajuda no controle de doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias, prevenção do câncer. Seu consumo não deverá ultrapassar duas colheres de sopa ao dia, pois apesar de saudável é tão calórico como qualquer outra gordura (nove cal por grama). Ele não deve ser levado diretamente ao fogo, pois perde suas propriedades funcionais. Use no término das preparações.
Outro coringa é o gengibre, alimento termogênico, ou seja, ajuda a aumentar o gasto de calorias, além de ser digestivo. (consumir 1 colher de já por dia seja em sucos ou em chás)
O fondue um dos pratos mais conhecidos do inverno pode se tornar mais light usando carnes magras, como filé mignon, molhos de queijo feitos com iogurte desnatado, ou leite desnatado e chocolate amargo.
O consumo de água nessa época tende a diminuir...para isso ande sempre com a garrafinha de água no carro, na bolsa, no trabalho.
Os chás são ótimas opções para aquecer o corpo e melhorar a saúde. Entre eles destacam-se o chá verde e o branco, potentes antioxidantes e antiinflamatórios, pois inibem a ativação do fator NF-kB, que é um ativador da inflamação. Portanto, o consumo regular de chá verde oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na redução de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida. (tomar 3 a 4 xícaras ao dia, longe das principais refeições).
Cuidado com o sal!!! A taxa de consumo diária não deve exceder a 2g de sódio – o que corresponde a 5g de sal de cozinha. Tente troca-lo pelo gersal (pode encontrado em supermercados ou feitos em casa*)
Gersal:
Ingredientes 13 colheres de sopa de gergilim 1 colher de sopa de sal Não refinado moído
MODO DE FAZER
Toste o gergilim numa frigideira até que comece a pipocar. Em seguida bata no liquidificador com o sal se quiser pode colocar uma colher de salsinha desidratada.
Use para temperar os alimentos no lugar do sal!
Comments