Dieta Low Carb
- Audrey Braga
- 11 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

É um plano alimentar onde o foco é no consumo de proteínas como carnes, ovos, leite e proteínas vegetais e restrição no consumo de carboidratos, principalmente refinados. Em um plano alimentar conncional o consumo de carboidratos deve ficar entre 60% do total de nutrientes ingeridos todos os dias. Já na dieta low carb a ingestão diária de carboidratos permanece abaixo de 20% do total de calorias ingeridas. A mais famosa das dietas low carb é a dieta Atkins, lançada nos anos 70 pelo médico norte-americano Dr. Robert Atkins e que atualmente tem milhões de seguidores em todo o mundo e pasme quando fiz o curso de nutrição era dito como um absurdo, hoje já se sabe que é um ótimo padrão de consumo alimentar. Mais recentemente tivemos o surgimento da dieta Dukan, lançada pelo médico francês Pierre Dukan após uma adaptação do método Atkins. Também um fenômeno mundial, a dieta Dukan prega um consumo extremamente limitado de carboidratos e uma ingestão de proteínas de alto valor biológico, restringindo açúcares, refrigerantes e demais carboidratos refinados e processados. Quando consumimos carboidratos, o hormônio INSULINA, é acionado e rapidamente remove o açúcar (glicose) da corrente sanguínea, jogando-a para dentro das células. A insulina é produzida no pâncreas. Em grandes quantidades impede a queima de gordura e armazena nutrientes excessivamente nas células de gordura. Depois de algum tempo (algumas horas ou menos) pode resultar em uma falta de nutrientes no sangue, criando a sensação de fome e vontade de comer algo doce. Normalmente, nesse ponto as pessoas comem novamente. Isso inicia o processo novamente: Um ciclo vicioso que leva ao ganho de peso comprovadamente. Por outro lado, a baixa ingestão de carboidratos proporciona menos glicose no sangue e por isso ela fica mais estável, e o corpo produz menores quantidades de insulina. Isso aumenta a liberação da gordura no sangue de suas reservas das células e aumenta portanto, a queima de gordura. Isso leva a perda de gordura, especialmente ao redor da barriga em indivíduos com obesidade abdominal. Uma dieta Low carb torna mais fácil para o corpo usar suas reservas de gordura, pois a sua saída das células não está bloqueada por níveis elevados de insulina. Esta pode ser uma das razões do por que comer gordura proporciona mais saciedade do que carboidratos. Tem sido demonstrado em vários estudos.

O que Comer? Carnes: de qualquer tipo, incluindo vaca, porco, carne de caça, frango, etc. Dar preferencia “orgânica”. • Peixes e crustáceos de todos os tipos. Peixes gordos tais como salmão, atum ou arenque são ótimos. em ser empanados • Ovos: de todos as formas. Cozidos, fritos, omeletes, etc. Dê preferência aos ovos caipiras. • Gordura natural: manteiga, banha, óleo de coco, azeite • Vegetais: Alface, tomate couve-flor, brócolis, couve, couve manteiga, aspargos, abobrinha, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, e muito mais. • Laticínios: a controvérsias quanto consumo, depende de cada caso • Oleaginosas: macadâmias, avelãs, nozes, castanhas do pará, castanhas de caju, etc. • Frutas vermelhas (morango, cereja, pitanga, acerola, amora, mirtilo): para comer com moderação, tem menor índice glicemico Evitar ou retirar: Açúcar: O pior. Refrigerantes, doces, sucos, bebidas esportivas, de chocolate, bolos, pães, doces, tortas, sorvete, cereais matinais, etc. Amido: Pão, massas, arroz, batatas, batatas frita, mingau e assim por diante. Produtos industrializados integrais são tão ruins quanto. Leguminosas, tais como feijões e lentilhas são ricos em carboidratos. Quantidades moderadas de tubérculos e leguminosas bem preparadas podem ser OK (ao menos que você esteja comendo menos de 30g de carboidratos). Margarina é uma imitação mais barata e Industrial da manteiga alto teor de gordura ômega-6 semi-hidrogenada e gorduras trans. Não tem benefícios para a saúde, muito pelo contrário, é péssimo e ainda por cima tem gosto ruim. Estatisticamente ligado à asma, alergias e outras doenças inflamatórias.
Cerveja é um pão líquido, cheio de carboidratos rapidamente absorvíveis, infelizmente. Frutas devem ser consumidas com cautela. Com moderação: Álcool: Vinho (vermelho é melhor), uísque, conhaque, vodka e cocktails sem açúcar. Os últimos com mais moderação ainda. O chocolate amargo de verdade: Acima de 70% de cacau (30-40g/dia se quiser). Para iniciar uma "vida Low Carb", procure um nutricionista que avaliará seu caso e programará um plano alimentar pra você. Bjs Audrey
Comments