Fitoterapia: Pata de Vaca
- Audrey Braga
- 9 de ago. de 2017
- 1 min de leitura

É uma árvore brasileira, Bauhinia forficata muito usada em paisagismo, por causa de suas belas flores e folhagem, cujo formato das folhas lembra a pata dos bovinos. Mas alem de sua função ornamental, é muito conhecida na medicina popular como benéfica para tratamentos de saude principalmente a Diabetes.
Isso porque ela tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose (“açúcar”) no sangue. O flavonoide kaempferitrina, presente nas folhas da planta, é uma das substâncias envolvidas no efeito hipoglicemiante (ou antidiabético), além de ser um potente antioxidante, que pode ser uma boa estratégica para utilização á suplementação de atletas e esportistas.
O mecanismo de ação envolvido na ação da kaempferitrina, parece estar relacionado com sua capacidade de estimular a absorção de glicose pelas células musculares. O extrato das folhas da planta ainda apresentou capacidade de reduzir os níveis sanguíneos de triglicerídeos e colesterol total, que contribuem com as complicações do diabetes. Portanto, foi comprovado que Bauhinia forficata apresenta potencial para o desenvolvimento de medicamentos antidiabéticos para auxiliar no tratamento de diabetes tipo 2.

Ações da Pata de Vaca
diurética; depurativa; analgésica; ajuda no emagrecimento; previne e trata anemia; trata doenças de rins, fígado, vesícula, estômago e baço; diarreia; diurese; gota; hemofilia; doenças de coração; doenças urinárias; hipertensão arterial; estimula apetite; cálculos na bexiga.
Cautela:
Não é porque é planta que nao faz mal!
Apesar de toda suas ações beneficas ao organismo, a planta apresenta substâncias podem apresentar outros efeitos sobre o organismo, que quando em excesso podem ser inclusive tóxicas ou interagir com outros medicamentos. Portanto, se você está seguindo tratamento médico, usando outros medicamentos, apresenta doenças crônicas ou está grávida, não utilize o chá!
Comments