top of page

Menopausa

  • Foto do escritor: Audrey Braga
    Audrey Braga
  • 5 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

A Menopausa é o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios da mulher, normalmente inicia-se entre os 45 e 55 anos.

É considerado que uma mulher esteja na menopausa à ausência de ciclos menstruais há mais de um ano. Infelizmente esta fase da vida, corriqueiramente traz consigo alguns sintomas indesejados e que incomodam e prejudicam de maneira intensa a maioria das mulheres.

Segundo, Dr. José Eduardo T. Braga Ginecologista, CRM-SP 78992, esta fase é marcada pela redução da produção dos hormônios progesterona e estrogênio e podem desencadear os seguintes sintomas:

Sintomas pré-menopausa (climatério) - menstruações em geral irregulares (muito abundantes ou ao contrário, pouco abundantes), menstruações muito curtas com sangramentos possíveis entre as elas;

- distúrbios psíquicos: irritabilidade, ansiedade, tristeza;

- distúrbios físicos: seios doloridos, cefaléias, enxaquecas, aumento de peso, ondas de calor irregulares ou cistites mais frequentes;

- possíveis distúrbios idênticos aos da menopausa

Sintomas da menopausa

- amenorréia (ausência de menstruações ou interrupção destas);

- ondas de calor (devido à perturbação da secreção de hormônios catecolaminas [adrenalina, ...], trata-se de suores frios que se produzem geralmente à noite, portanto a cama pode ficar encharcada);

- sinais cutâneo -mucosos (alergias,...);

- atrofia dos órgãos genitais;

- secura vaginal;

- cistites, infecções urinárias ou incontinência urinária mais frequente;

- distúrbios psíquicos: irritabilidade, ansiedade, tristeza e depressão;

- distúrbios físicos: seios doloridos, cefaléias, enxaquecas;

- aumento de risco cardiovascular (infarto,...);

- aumento de peso;

- pele seca (diminuição das glândulas sebáceas);

- osteoporose

Para aliviar os sintomas muitos médicos prescrevem a reposição hormonal, porém, muitos deles não aderem por haver estudos que apontam o aumento de câncer em mulheres que fazem uso da reposição.

A decisão de indicar ou contraindicar reposição hormonal é complexa. Deve levar em conta as expectativas da mulher e ser tomada por um médico bem informado, para ajudá-la a escolher o melhor caminho.

Após os 30 anos de idade, ocorre uma progressiva diminuição da produção de hormônios no organismo. Quando os hormônios entram em decadência, já começam a aparecer os primeiros sintomas inerentes a este declínio, como dificuldade em emagrecer e facilidade em acumular gordura além de outras doenças metabólicas.

Em termos nutricionais, a alimentação correta e equilibrada, aliada à suplementos alimentares, pode aliviar os sintomas comuns desta fase.

Cálcio: é importante para a manutenção da saúde óssea, muscular e neurológica. Presente no gergelim, vegetais verde-escuros (couve, espinafre, rúcula, salsa etc) Também no leite e derivados.

Lignana; é um fitoesteróide que imita a ação do estrogênio, reduzindo os sintomas causados pela redução natural do hormônio. Presente na linhaça dourada em grãos ( deve ser triturada em casa, antes do consumo). A linhaça dourada, também é rica em óleos essenciais ( ômega 3 e 6) que ajudam na saúde cardiovascular.

Resveratrol: uma substância que atua na prevenção de doenças cardíacas, além de ser um excelente antioxidante combatendo os radicais livres. Encontrado no suco de uva.

- Quercetina: por ser antioxidante, melhora a eliminação dos radicais livres além de potencializar o funcionamento hepático, eliminando toxinas do organismo. Além disso, por melhora no processamento hepático, normaliza lipoproteínas (LDL-colesterol). Presente na maçã e cebola. - Coenzima Q10: é um antioxidante e está envolvido com o processo de produção energética na mitocôndria. A coenzima Q10 diminui seus níveis com a idade, e a suplementação desta, aumenta a energia, reduz fadiga, além de melhorar sistema imunológico e textura da pele. Presente na sardinha e Aveia - Ipriflavona: é uma substância semelhante a isoflavona, que além de diminuir as ondas de calor, aumenta a densidade óssea e retarda a osteoporose. Presente na Soja fermentada - Isoflavona: é uma substância semelhante aos estrogênios, que além de diminuir as ondas de calor, aumenta a densidade óssea e retarda a osteoporose. Presente na soja, uma opção de consumo é o missoshiro, que pode ser consumido diariamente na ceia, por exemplo.

- Boro: mineral envolvido em várias reações químicas, e bastante associado a densidade óssea e articulações. Presentes em frutas não cítricas, legumes e castanhas - Vitex Agnus Castus: fitoterápico envolvido na irregularidade menstrual e seus sintomas, que ocorrem principalmente no início da menopausa. - Angélica sinensis: tem ação de fitoestrógeno e regula as irregularidades menstruais, diminuindo os sintomas da menopausa. Além disso, aumenta o sistema energético, melhorando fadiga e controle de peso. Além de todas estas substâncias o chá branco, mais rico em catequinas que o chá verde, tem um efeito antioxidante aumentado, potencializando funcionamento hepático, eliminação de toxinas do organismo e normalização de lipoproteínas. Aumenta também o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral (famosa barriga) Todos esses nutrientes devem fazer parte da alimentação diária, Procure um Nutricionista, para que este faça de maneira adequada e individualizada, e se necessário ( o que é muito comum nesses casos) prescreva uma suplementação, já que apenas com a alimentação é difícil chegar as quantidades ideias de nutrientes exigidos pelo organismo.

Comentários


bottom of page