top of page

Goji Berry

  • Foto do escritor: Audrey Braga
    Audrey Braga
  • 5 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Consumida pelos orientais há milhares de anos, goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. Originária do sul da Ásia - China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

Ele se destaca por ser rico em vitamina C, que ajuda o sistema imunológico, melhorando o humor, ajudando a emagrecer, diminuindo o estresse, evitando o envelhecimento da pele, proporcionando resistência aos ossos, prevênindo e melhorando gripes e resfriados. Também contribui para a absorção de ferro, previne derrames e tem ação antioxidante, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro de derrames e infartos.

O alimento é a maior fonte conhecida de carotenoides. O fruto também é rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6. A vitamina B1 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco e é responsável por participar do metabolismo da glicose. A deficiência deste nutriente pode causar lesão cerebral potencialmente irreversível.

Pesquisas apontam a importância da vitamina B2 como fator de proteção contra doenças cardiovasculares e processos tumorais. Já a vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos e sua principal função é a produção de epinefrina, serotonina, que proporciona bem-estar, e outros neurotransmissores.

O goji berry também conta com oito aminoácidos essenciais (que o nosso organismo não consegue produzir e precisa adquirir por meio da alimentação). Os aminoácidos apresentam função essencial na manutenção da massa muscular, formação de células, proteínas e tecidos importantes.

O fruto possui 21 minerais, estas substância tem função primordial na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, manutenção da pressão dentro e fora das células e função protetora diminuindo os riscos de doenças. Entre os minerais, o alimento se destaca pela presença do germânio que possui atividade anticancerígena.

O goji berry conta com beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, ajuda no emagrecimento, cyperone, um fito-nutriente que proporciona benefícios ao coração e pressão sanguínea e fisalina, importante para portadores de hepatite B e C. A betaína também está presente no fruto, ela é usada pelo fígado para produzir colina, substância necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares. Por fim, o goji berry conta com polissacarídeos (tipo de carboidrato) , especialmente as beta-glucanas conhecidos como modificadores da resposta imunológica contra processos infecciosos.

Porém, infelizmente preciso alerta-los, nenhum alimento faz milagre!!!! Só conseguimos ter um resultado positivo de alimentos chamados de funcionais, quando usamos como coadjuvantes de uma dieta saudável e bons hábitos de vida! Se não, apenas se torna “mais uma sensação do momento”, e acabamos por não aproveitar seus verdadeiros benefícios!

Comentários


bottom of page