top of page

Chia

  • Foto do escritor: Audrey Braga
    Audrey Braga
  • 13 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Um pouco da história....

Chia era uma das principais fontes de alimentação dos povos andinos da era pré-colombiana, com plantio desde 2600 a.C. O alimento era cultivado no México e na Guatemala e consumido principalmente pelos maias e astecas para aumentar a resistência física. No entanto, a Chia também estava atrelada a rituais sagrados e servia como oferenda aos deuses dessas civilizações. Isso fez com que despertasse a ira de espanhóis católicos, que viam a cerimônia como um ritual pagão. Com isso, seu cultivo foi extinto por séculos e só foi retomado no início da década de 90 por um grupo de pesquisadores argentinos, em parceria com a Universidade do Arizona (EUA). Desde então, os cientistas têm se voltado para pesquisas com o grão..

Composição e funções:

A Chia é uma importante fonte de ácido graxo ômega 3, de origem vegetal, capaz de diminuir o risco de problemas cardiovasculares, pois atuam sobre os níveis de colesterol ruim ,pressão alta, obesidade e diabetes. Segundo pesquisas, a Chia dispõe de uma grande quantidade de ômega 3, além de proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes, o que confere ao alimento um poderoso aliado no combate aos radicais livres. Chia tem ação anti-inflamatória por a obesidade ser uma doença inflamatória, ajuda no emagrecimento. Assim, o ômega 3 contido no alimento age diretamente nas células que aumentam de tamanho devido à inflamação. Além disso, à o benefício da ação das fibras contidas no grão, uma vez que várias pesquisas mostram a ação das mesmas para o aumento da saciedade.

O grão de Chia se parece com o gergelim, mas com uma cor mais escura. Uma de suas vantagens é poder ser consumido em sua forma natural, sem precisar triturar para obter seus nutrientes, como exigem alguns outros grãos. Pode ser consumido com cereais matinais, sopas, saladas, iogurtes, sucos, frutas etc. Também pode ser usado na preparação de bolos, pães e massas. A recomendação diária de sua ingestão é de uma colher de sopa, ou conforme indicação de especialista.

Observação:

Mesmo sendo um alimento com grandes propriedades nutricionais, ele só deve ser consumido, quando indicado por um médico ou nutricionista.

Comentários


bottom of page