top of page

Oléo de Cártamo

  • Foto do escritor: Audrey Braga
    Audrey Braga
  • 2 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Cártamo também conhecido como Açafrão-bastardo (Carthamus tinctorius), é uma planta bulbosa semelhante ao açafrão, geralmente com muitos longos afiados espinhos nas folhas.

Segundo pesquisas recentes, o óleo de cártamo é um anti-oxidante natural, ele combate o LDL (colesterol ruim); acelera o metabolismo, ajudando o organismo a “queimar” a gordura acumulada e a controlar a obesidade; inibe o apetite e provoca a sensação de saciedade; diminui as taxas de colesterol ruim e potencializa o sistema imunológico; possui propriedades anti-inflamatórias; auxilia na a diluição de lipídeos, redução da celulite e da gordura localizada; promove lipase (obriga o corpo a utilizar sua própria gordura como fonte de energia); melhora a definição dos músculos e aumenta a capacidade muscular

Existem dois tipos de açafrão-bastardo que produzem diferentes tipos de óleo: uma alta em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico) e os outros altos em ácidos graxos poliinsaturados (ácido linoléico). Atualmente o mercado de óleo predominante é para o primeiro, que o teor de gorduras saturadas é menor que o do azeite, por exemplo.

Trocando em miúdos.....

O que acontece é que o oléo de cártamo ajuda acelerar o metabolismo das gorduras, e com isso ser um excelente aliado no controle da obesidade.

Em linhas gerais, podemos dizer que a gordura ingerida pelo corpo, por ventura não passe para as células adiposas. Com isso, o seu corpo terá que utilizar a gordura já existente em seu organismo como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura.

O que tem no óleo de Cártamo?

O Óleo de Cártamo é produzido a partir do óleo das sementes do Carthamus tinctorius, contendo ácidos graxos monoinsaturados e poli- insaturados tais como, o ácido linoléico (ômega 6) é um ingrediente de origem natural, utilizado em muitos suplementos alimentares, que ajuda a reduzir a gordura corporal e a aumentar a massa muscular. E também o ácido oléico que é composto por ômega 9 que é uma gordura monoinsatura saudável, que ajuda a diminuir risco de doenças cardíacas, AVC, dislipidemias (gordura no sangue)

Também contém uma substancia chamada oleil- etanolamida (OEA), ela reduz o apetite e aumenta a saciedade, também é rico em vitaminas, minerais e principalmente vitamina E.

Mas nem tudo são flores.

O óleo de cártamo também possui alguns efeitos colaterais, se utilizados de maneira incorreta e sem uma dieta adequada, Por isso, antes mesmo de utilizar tal produto, é fundamental que você procure um nutricionista e converse sobre a possibilidade de você utilizar ou não esse e outros produtos, não adianta usar suplementos milagrosos se você não tem uma alimentação adequada...Lembre-se Não existe milagre!!!!

Comments


bottom of page